Oito grandes diferenças entre o livro Água para Elefantes e o filme

Traduzido/Publicado por Deia Almeida em 23 Apr 2011


As vezes arte, outras vezes música, escrita ou um filme comovente, são complicados, mas isso é desnecessário. Se há muitas coisas acontecendo – muitos instrumentos, muitas cores, muitos personagens para controlar um filme, um álbum, uma pintura ou um romance, estes podem sofrer com o excesso de “muitos.” Nós provavelmente já vimos um filme e desejamos que fosse 40 minutos mais curto ou então lemos um livro e pensamos, droga, isto podia ter sido compactado e nada teria se perdido. O livro de Sara Gruen, Water for Elephants é um desses, mas Richard LaGravenese não sofreu a mesma indulgência.

Por causa disso, Water For Elephants é um desses poucos exemplos mágicos que o filme é melhor que o livro, onde todos os pequenos detalhes que fazem as pessoas amar o livro são removidos com a finalidade de fazer um produto melhor. Nós podemos perder alguns personagens e algumas frases marcantes que amamos durante a leitura; como resultado disso temos uma história encorajadora que nos faz acreditar nos personagens e um roteiro que faz muito mais sentido. Como foi dito, LaGravenese e o diretor Francis Lawrence trabalharam duro para manter as ideias principais de Gruen, mesmo que algumas coisas precisassem de alguns ajustes. Michael Mann aprendeu com sua abreviação.

Aqui vão as grandes mudanças. Cuidado com os SPOILERS e sintam-se livres para falar sobre qualquer outra coisa que vocês tenham notado.

Nós tivemos que ir direto para a história. Não há introdução para os desastres iniciais, e não há exploração inútil sobre os 'horrores' dos lares para idosos. Ao invés disso, Water for Elephants começa mais facilmente com um circo moderno e um velho homem que só quer uma pausa da chuva. Ele é levado ao vagão do dono do circo e é aí que nossa narrativa começa.

Jacob Jankowski mora em casa quando acontece o acidente com seus pais.  Devido a isso, temos uma noção mais real de sua perda, e também sua herança polonesa. Sua herança polonesa é importante para sua relação com Rosie, é um jeito fácil de mostrar a importância da língua para a vanguarda.

Jacob tem segredos do primeiro dia no circo.  Ao invés de toda sinceridade de contar que não terminou seus exames finais para se tornar um veterinário, Jacob guarda segredo e finge ser um veterinário. Seu segredo não aparece até meados do filme, e ele perde sua moral quando considera matar August.

Há espaço para apenas um vilão. Sem Tio Al, ChristophWaltz que interpreta August, que é  o proprietário do circo, ainda tem de ser líder e vilão. Eu particularmente gosto do Tio Al e senti saudades dele nessa versão, mas na verdade ele era o menos importante da dupla e por isso foi cortado.

Nós nunca aprendemos que não podemos levar água para elefantes. Uma piada fácil de ser perdida, no início há muitas explicações de como é improvável levar água para os elefantes, mas Rosie nunca faz pirraça por uma limonada e também não é explicado quanto um elefante bebe. Um título melhor para o filme seria Dançando coma mulher do chefe.

Marlena e Jacob não voltam para o circo por escolha. Marlena é sequestrada depois que ela e Jacob fogem, e ela volta a se apresentar porque está assustada. Quando Jacob retorna ao circo, a debandada acontece, de outro jeito, quem sabe como teria sido seu plano de resgate. Mesmo assim,um sequestro faz mais sentido  do que voltar ao circo somente pelos amigos.

August tenta matar Marlena. August é cruel com todos inclusive Jacob, Marlena e Rosie a elefanta e isso é aparente.  Como ele já havia batido em Rosie ele não precisava machucar Marlena. Entretanto ele faz isso para ter m clímax mais emocionante.

Jacob Jankowsk não é um homem triste e velho esperando a morte. Ele é um homem velho que teve uma vida plena e está pronto para retornar ao lugar que o deixa mais confortável.   Jacob Jankowski não está enlouquecendo e nem se lamentando. Ele é muito mais simpático do que seu homólogo da literatura, e isso faz toda diferença do mundo.

Fonte | Tradução: Andressa

Powered by CuteNews