Bel Ami é elegível para ter uma Premiere mundial no Festival de Cinema de Berlim?

Traduzido/Publicado por Marina em 19 Jan 2012


Poucos próximos filmes têm recebido tanta atenção de meus leitores e seguidores do Twitter como Bel Ami de Declan Donnellan. Baseado no romance de Guy de Maupassant, o filme estrelado por Robert Pattinson (você já ouviu falar dele) como Georges Duroy, um jovem ambicioso em Paris por volta de 1890. O filme está a sendo dito como acelerado, provocativo e sexy.

Além de Pattinson, o filme possui um elenco de estrelas, com Christina Ricci, Uma Thurman, Kristin Scott Thomas, e Colm Meaney, Bel Ami é uma co-produção de empresas do UK Redwave Films, XIX Entertainment, e Protagonist Pictures, junto com a gigante italiana Rai Films. Ele estréia em alguns territórios europeus, incluindo Reino Unido, em 2 de março, com uma distribuição mundial nas semanas a seguir.

Sony Pictures Worldwide Acquisitions selou um acordo para os direitos norte-americanos na distribuição AFM no início de novembro. O filme espera-se que seja lançado nos EUA pela Columbia Pictures em março, mas nenhuma data de lançamento foi definida. Apesar de uma premiere ainda não ter sido anunciada, tem havido muita especulação sobre se Bel Ami irá ou não ter a sua estréia mundial no Festival Internacional de Cinema de Berlim (Berlinale). Mas agora o fato de que o filme tem feito algumas exibições na Bélgica, como parte de uma série chamada "Ladies at the Movies", fez essa possibilidade ainda mais complicada. Aqui está o porquê.

A noção de que o filme poderia ter exibições em cinemas na Bélgica (e os participantes não  assinam um Acordo de Confidencialidade, ou seja, eles podem postar comentários on-line) e ainda ter sua estréia mundial em Berlim (ou em qualquer outro festival) me pareceu um pouco estranho para mim. Mesmo a natureza dessas exibiçõe tem sido curiosas, no sentido de que o filme deveria ter a sua "estréia" (que significa mostrado pela primeira vez) em um festival, rumores de ser Berlim, neste caso. Em geral, os festivais não reservam um filme se ele já teve uma versão nos cinemas. Normalmente uma estréia de filme em um festival, tem as exibições sendo embargadas até depois da estréia (na maioria dos casos). É raro para um filme ter sessões públicas e, em seguida, ter uma premiere em festival. Eles são geralmente mutuamente exclusivos.

Seções principais do Festival de Cinema de Berlim (por exemplo, Competição, Panorama, Forum, Generation) têm em suas exigências ", estréias mundiais têm prioridade." Normalmente, a definição de "World Premiere" não permitiria uma execução anterior nos cinemas. É verdade que as regras não dizem que filmes que não tem uma Premiere Mundial sejam excluídos, mas certamente seria mais difícil para um filme entrar, se não for uma Premiere Mundial, quando existem milhares de pedidos que são. Então, novamente, se o filme foi aceito em Berlim, os cineastas estavam provavelmente notificados de que, antes da decisão de ter algumas sessões na Bélgica. Então talvez eles possam ter perguntado a Berlin se poderiam fazê-lo.

As regras explicitam que uma vez que o festival começa um filme não pode ser mostrado fora do festival. Mas e quanto ao período anterior ao festival? Para um filme estar na seção de Competição, nenhuma exposição prévia é permitida através da internet ou na televisão. O festival aceita filmes que tiveram uma versão teatral do país de origem (exceto os filmes alemães, que deve ser estréias mundiais). Assim, as regras permitem versão de cinema para um filme estrear na competição, se tiver sido mostrado em seu próprio país. Por exemplo, seria permitida a entrada de Berlim depois de exibido na Bélgica se fosse um filme belga.

As sessões que não são Competição do festival são mais liberais em suas regras. Eles permitem versão de cinema fora do país de origem, mas apenas fora da Europa. Então um filme europeu poderia passar nos Estados Unidos, por exemplo, e ainda ser elegível. Mas a Bélgica é, de fato na Europa. Então eu não vejo nenhuma maneira de um filme ser permitido se for um filme europeu e ter sido exibido na Europa fora do seu próprio país. Mas isso só se aplica a "sessões públicas." É possível, estas exibições não tenham sido consideradas "públicas." Desde que as sessões não foram apresentadas em seu país de origem, e não foram apresentados fora da Europa, o filme não seria elegível a menos que não foram consideradas sessões públicas.

No entanto, há um punhado de filmes exibidos no festival, que estão em uma seção separada da competição principal, Panorama, Forum, e Generation. Estes títulos na categoria "Berlinale Special" não precisam aderir às mesmas regras. "O festival mostra novas e extraordinárias produções, sob os auspícios da Berlinale Special e do Berlinale Special Gala", de acordo com o festival. "Sua função é honrar grandes personalidades do cinema, mostrando os seus filmes e imergindo o público na história do cinema por triagem  de filmes clássicos. Filmes, que merecem atenção especial devido a eventos atuais também podem ser mostrados como parte da Berlinale Special." O diretor do Festival Dieter Kosslick seleciona esses filmes. A estréia na direção de Angelina Jolie, In the Land of Blood and Honey está sendo exibido como um Berlinale Special, e tem sido mostrado, tanto nos Estados Unidos (o seu "país de origem"), bem como na Europa, assim como Bel Ami foi mostrado na Europa.

Este é o meu sentimento sobre ele. Eu acho que entrou Berlin (apenas um sentimento). Há duas possibilidades:

1) Eles foram capazes de fazer isso porque as sessões não foram consideradas "públicas", já que apenas as pessoas certas foram autorizadas. Eles podem ter solicitado ao festival uma permissão ou uma renúncia, e o festival pode ter-lhes dito que estava tudo bem, uma vez que não eram realmente "publica", mas sessões de "privadas" para um público específico.

2) Será projetado como um "Berlinale Special."

Quando é que vamos saber? 10 filmes foram anunciados no mês passado e mais 20 esta semana. O filme da noite de abertura foi anunciado hoje. No ano passado a programação principal foi anunciado  em 17-18 janeiro. O festival está dizendo que um outro grupo será anunciado em "meados de Janeiro", com o equilíbrio no "final do mês."

Fonte Pronetworks.org


Powered by CuteNews