O diretor de Cosmópolis está feliz por ter ganhado o Movie Brawl

Traduzido/Publicado por Iana Louise em 26 Jan 2012


Eric Packer está prestes a embarcar no pior passeio de carro de sua vida. Ainda bem que Robert Pattinson – o ator que interpreta Packer em “Cosmópolis” – não compartilha do destino de seu personagem.

Os fãs de Pattinson tiveram força total para elegerem Cosmópolis o vencedor do MTV Movie Brawl 2012, uma competição que durou semanas e colocou várias das maiores estreias de 2012 para competirem entre si para determinar qual filme é o mais esperado evento cinematográfico do ano. Após batalhas tensas entre titãs como Bel Ami, A Saga Crepúsculo: Amanhecer – Parte 2, The Dark Knight Rises e The Hunter Games, é o filme independente de Pattinson que levou para casa o grande prêmio.

É um resultado surpreendente já que “Cosmópolis” ainda não lançou um trailer e apenas tem uma possível data de estreia para 2012. Mas os fãs de Rob se empenharam e optaram por apoiar o futuro dele em Cosmópolis ao invés do passado dele em Crepúsculo – uma grande decisão vinda de uma base de fãs que demanda a atenção. Na verdade, o movimento foi tão forte que até surpreendeu o diretor David Cronenberg antes mesmo de o filme ganhar o prêmio. Logo após a vitória ser anunciada, Cronenberg conversou por telefone com a MTV News sobre o que significa Cosmópolis ganhar o MTV Movie Brawl para o filme, para o desempenho de Pattinson, quando o trailer deve ser lançado e muito mais.

MTV: David, obrigado por falar conosco! Já sabe o que aconteceu com Cosmópolis por aqui?
David Cronenberg: Sabe, eu andei seguindo tudo! Estou chocado! Estou chocado e impressionado e muito feliz. Isso prova que fãs de filmes são imprevisíveis e muito interessantes e apaixonados. É fantástico. Eu jamais imaginaria que isso iria acontecer.

MTV: Como você ouviu pela primeira vez sobre a competição?
Cronenberg: Alguém me mandou uma mensagem falando, “Ei, nós parecemos estar indo bem no Movie Brawl da MTV.” Eu não sabia a respeito. Quando soube acho que estávamos competindo com The Dark Knight. Eu pensei: “Uau, isso é bem impressionante!” Porque eu acho que em termos do que o cinema é, Cosmópolis é um filme forte, mas em termos de orçamento e divulgação, é muito fraco comparado à franquia de Batman. Eu realmente não achava que teríamos uma chance sequer. Isso chamou a minha atenção.

MTV: O que também é impressionante é que antes da batalha com Batman, Cosmópolis competiu contra Crepúsculo. Foi Rob contra Rob! Pelo que vimos, parecia que os fãs estavam votando no futuro de Rob ao invés de votarem no passado dele.
Cronenberg: Bom, acho que isso foi uma das coisas que eu quis dizer quando falei que foi interessante. Porque isso não é o tipo de coisa que você imaginaria que aconteceria. Mas foi muito incrível, e nesse sentido eles estão corretos. Como eu disse várias vezes, se você é um fã de Crepúsculo, então você pode não ficar interessado em Cosmópolis porque Rob não é o Sr. Cullen. Mas se você for um fã do Rob, então você tem que se interessar por Cosmópolis porque você o verá de um jeito que nunca o viu. Disso eu tenho certeza.

MTV: Com certeza há muito interesse nesse filme, já que superou filmes como Dark Knight, Crepúsculo e Hunger Games. Há muita atenção sobre o Rob, é claro. Você pode falar sobre sua experiência em trabalhar com Rob, e sobre o tipo de ator que você achou que ele foi durante as filmagens de Cosmópolis?
Cronenberg: Ele é incrível. Ele merece o afeto que os fãs têm por ele. Ele é incrivelmente doce, muito divertido, muito alegre e também conhece muito sobre cinema. Não conhece apenas filmes, mas a história do cinema também. Ele sabe muito sobre isso. Ele é simplesmente encantador e é totalmente professional. Ele está sempre lá pronto. Nos divertimos muito durante as filmagens porque, como eu disse, ele tem um ótimo senso de humor. Nós brincamos bastante. Eu acho que foi um clima muito bom que esteve disponível para todos no set. O ator principal tem uma grande influência no clima das filmagens. Se você tem um cara que é muito difícil, neurótico e tudo o mais, não dá para evitar que isso afete o dia de todo mundo. Mas Rob não é assim. Ele é um raio de sol. Na verdade, ele está em absolutamente todas as cenas do filme, então é óbvio que o temperamento dele teria influência sob o andamento das filmagens... e foi um sonho. Foi uma filmagem linda.

MTV: Eu acho que um dos motivos pelo qual algumas pessoas ficaram surpresas com o resultado dessa competição é porque a maioria dos filmes que competiram tinham trailer. Mas Cosmópolis não tem – ao menos ainda não. Podemos esperar ver um trailer quando?
Cronenberg: Achamos que ele não será lançado até o outono. Não é exatamente um filme de verão e irá demorar um pouco para ficar pronto. O filme está pronto, mas uma coisa que os fãs talvez não saibam é o tempo que leva para um filme ser lançado. Você quer participar de alguns festivais de cinema, os estúdios de cada país têm que ter o material deles pronto. As fotos, os trailers, tudo isso leva muito tempo, entende? E também queremos manter as coisas em segredo até que lancemos o filme ao mundo. Estamos muito animados com isso e não queremos deixar muita coisa escapar sobre o que o filme é e como funciona.

MTV: A respeito do lançamento do filme, você disse que talvez no outono desse ano. Então ainda não há uma data de estréia firmada?
Cronenberg: Não, ainda não. O filme foi vendido para vários países e distribuidores ao redor do mundo, mas por exemplo, ainda não tem um distribuidor nos Estados Unidos. Não tem problema porque não queríamos procurar um antes de termos terminado o filme. Mas francamente, o resultado do Movie Brawl pode nos ajudar a conseguir um bom distribuidor nos Estados Unidos! [Ele ri.] Eu pensei nisso, mas sabe, é possível! É interessante ouvir esse interesse antes mesmo de lançar um trailer – isso é bom demais. Mas você não pode lançar um trailer antes de ter um distribuidor, e um distribuidor tem que ter o material completo, então isso leva um tempo.

MTV: Bom, algo próximo aos seis milhões de votos foram computados nessa competição, e quase quatro milhões foram computados na rodada final. Os números não mentem.
Cronenberg: Isso é fantástico. Isso é simplesmente ótimo. Simplesmente ótimo.

MTV: Aproveitando o espírito dessa competição, qual é o filme que você está mais animado para ver em 2012?
Cronenberg: Sabe, eu estou tão focado no que tenho feito que na verdade nem sei o que vai estrear! É estranho. Eu nem me atualizei com os filmes do ano passado. Eu tenho um filme que estreia agora chamado Um Método Perigoso com Keira Knightley, Michael Fassbender e Viggo Mortensen. Eu viajei pelo mundo o promovendo, estive em vários festivais de cinema, mas eu não tive a chance de assistir a nenhum filme porque tenho que fazer entrevistas direto. Agora que as coisas se acalmaram e o filme finalmente vai estrear nos Estados Unidos, mas eu acabo ficando para trás em tudo.

MTV: Então você tem que se atualizar com 2011 antes de passar para 2012.
Cronenberg: Isso mesmo! Deixa eu me atualizar antes, e depois eu vou começar a pensar em 2012.

MTV: Finalmente, mais alguma mensagem aos fãs de Cosmópolis que levaram esse filme ao pódio?
Cronenberg: Eles não ficaram decepcionados com o Rob. Ele está fantástico.

Fonte: MTV News

Powered by CuteNews