David Cronenberg fala sobre Robert: “Ele quer ser grande e se dá ao trabalho de tentar ser grande”

Traduzido/Publicado por Ana Paula em 19 Mar 2012


David Cronenberg falou sobre Robert Pattinson e seu filme, Cosmopolis, na University Film and Media Courses Queen (em 13 de março). Cronenberg fala sobre as locações do filme, o trabalho de Robert, e sobre um geral de informações de Cosmopolis, chegando a dizer que não tem pretenção de chegar ao Oscar com este filme.

Seu filme Cosmopolis, baseado no romance de Don DeLillo, está na pós-produção. É estrelado por Robert Pattinson como um milionário de Manhattan.

O filme foi rodado em Toronto, o local de filmagens favorito de Cronenberg.

“Eu nunca filmei um filme nos EUA, embora muitos dos meus filmes se passem lá”, disse ele.

Toronto também forneceu um refúgio para a celebridade internacional Pattinson, disse ele.

“Quando estávamos filmando nas ruas, [Pattinson] tinha um monte de fãs que se aglomeravam ao redor, mas ele poderia ir a bares e clubes em suas roupas normais e as pessoas não o reconheceram”, disse ele.

Cronenberg disse que Pattinson tem um profundo conhecimento de cinema com um talento que se estende além do que é mostrado na franquia Saga Crepúsculo.

“Ele é um ator muito sério. Ele quer ser grande e se dá ao trabalho de tentar ser grande”, disse ele. “O que ele faz [em Cosmopolis] vai colocar essa questão para descansar, o que muitas pessoas que são céticas de Crepúsculo estão pedindo.”

Pattinson não seria o primeiro ator a ser reconhecido por seu talento em um filme de Cronenberg.

William Hurt e Viggo Mortensen foram nomeados para Oscar de seus respectivos papéis em A History of Violence em 2005 e Eastern Promises de 2007.

Mas ganhar um Oscar não é um dos objetivos pessoais Cronenberg, disse ele.

“Você vai se matar se você fizer isso. Em Hollywood, o Oscar é como um ícone religioso – é como o Santo Graal”, disse ele. “Os Weinstein são famosos por gastar milhões de dólares para obter esse Oscar … mas isso não é o jogo que eu estou jogando.”

A Weinstein Company é um estúdio de cinema dos EUA, fundada por Bob e Harvey Weinstein, que anteriormente fundou a Miramax estúdios.

Em Hollywood, o orçamento de um filme muitas vezes determina o seu conteúdo, Cronenberg disse.

“Seria ingênuo de mim fazer um filme de US $ 200 milhões e esperar ser um cineasta, extremo e radical”, disse ele. “Você só sabe que vai ter que ser muito mais conservador, porque você precisa dessa audiência enorme… é por isso que eu continuo a fazer filmes independentes”.

Muitos cineastas são seduzidos para fazer seu apelo de arte para as massas, em detrimento da sua qualidade, disse ele.

“Como um artista você tem que tentar ignorar as pressões externas, não apenas em termos de violência, mas com o sexo ou qualquer coisa que seja tabu”, disse ele. “Se você está distribuindo o filme no mundo todo… os medos de um país não estão em todos os medos de outro país.”

Violência e conteúdo sexualmente explícito são prevalentes em todo filmes de Cronenberg, mas ele insiste que todos os seus filmes apresentam deliberados momentos cômicos.

“Eu não acho que eu preciso fazer algo que seja classificado como uma comédia, mas eu não faria nada que não tivesse algum humor.”

Fonte: queensjournal


Powered by CuteNews